1588362165904

Google Maps passa a mostrar lotação de ônibus e trens em tempo real

Recurso vai ajudar a evitar aglomerações nos transportes públicos, especialmente enquanto o Covid-19 ainda circula por aí

por Matheus Fiore

O Google Maps implementou uma atualização importantíssima em tempos de pandemia. Agora, você poderá ver, pelo aplicativo, estimativas de lotação para o ônibus ou o trem que for pegar. A ferramenta permite acompanhar a lotação dos transportes públicos em tempo real, e soma a outras mais de 250 ferramentas trazidas pelo Google para aprimorar seu app durante a crise da COVID-19.

Segundo o Mashable, o Maps utiliza dados em tempo real dos usuários do app para projetar quantos telefones estão passando pelos trajetos dos ônibus e trens daquela linha. Assim, o app consegue com precisão estimar quantas pessoas você encontrará num ônibus ou vagão de trem quando embarcar.

A novidade é importante por motivos óbvios. Durante a pandemia, é essencial manter o maior distanciamento possível de outras pessoas. Porém, muitos ainda são obrigados a sair de casa para realizar atividades ou resolver questões pessoais, o que faz com que alguns transportes, vez ou outra, tenham uma ocupação acima da ideal para o atual cenário. Com a ferramenta, o Maps te permitirá saber com antecedência quando o transporte que você embarcará estiver cheio para, assim, você poder evitar o contágio.

A ferramenta, claro, também será útil mesmo após a pandemia, já que te ajudará a evitar transportes que estejam muito cheios e você possa se programar para pegar o vagão ou ônibus seguinte. Mesmo assim, o foco do Google é prover uma ferramenta útil já agora, já que os casos de coronavírus voltaram a disparar nos Estados Unidos e no Reino Unido, o que sinaliza a chegada de uma segunda onda de COVID-19.

Compartilhe: