A Fedex deliveryman prepares a package for a GameStop store in New York Imagem: A Fedex deliveryman prepares a package for a GameStop store amid the coronavirus disease (COVID-19) pandemic in the Manhattan borough of New York City, New York, U.S., January 27, 2021. REUTERS/Carlo Allegri

App financeiro preferido do Reddit, Robinhood bloqueia acesso a ações da GameStop e AMC

Enquanto empresa justifica ação por conta da "volatilidade do mercado", usuários respondem restrição baixando avaliação do aplicativo para 1 estrela na Play Store e App Store

por Pedro Strazza

A vingança do Reddit contra Wall Street segue rendendo na bolsa de valores e no meio virtual. Nesta quinta (28), o aplicativo de finanças Robinhood deixou de listar ações de empresas como a GameStop, a AMC, a BlackBerry e a Nokia no esforço de impedir que usuários comprem e contribuam na valorização das mesmas.

O impacto é drástico na manobra dos usuários envolvidos no contra-ataque a fundos de investimento que vem apostando contra o sucesso dessas empresas no mercado. De acordo com o Motherboard, cerca de 56% dos usuários do Robinhood possuíam pelo menos uma ação da GameStop listada em seus perfis, indicando que o app era mesmo o destino preferido do público envolvido no fórum r/WallStreetBets que vem despertando pânico nos investidores.

No blog oficial, o aplicativo justifica ação citando o caso como uma “recente volatilidade” do mercado e alega ter passado a exigir requerimentos de margem para determinadas transações na plataforma. “Nós estamos comprometidos a ajudar nossos clientes a navegar durante estes tempos de incerteza.” escreve a empresa; “Nós acreditamos que todos devem ter acesso a mercados financeiros. Nós estamos honrados de ter ajudado tantas pessoas a investir pela primeira vez. E nós estamos determinados a providenciar ferramentas e recursos que ajudem novos e experientes investidores a investir com responsabilidade em seus futuros financeiros de longo prazo”.

É claro que não pegou bem com a base de usuários. Nas horas seguintes ao bloqueio das ações, a App Store e a Play Store registraram mais de cem mil avaliações de 1 estrela ao aplicativo oficial do Robinhood, rebaixando o serviço à cotação correspondente.

O Robinhood não é a única plataforma que tomou medidas contra a ação do r/WallStreetBets na bolsa de valores. O Discord nas últimas horas baniu o servidor usado pelo fórum do Reddit por conta do que classifica como múltiplas violações das políticas da rede social contra discursos de ódio. Ao Engadget, um porta-voz esclarece que o bloqueio não foi gerado por conta da “fraude financeira relacionada ao GameStop ou outras ações” e que a companhia “monitora a situação” de forma a “cooperar com as autoridades”.

Do lado do fórum, os usuários do r/WallStreetBets alegam que já haviam tornado privado o chat do Discord por conta de um fluxo repentino de novos membros e condenam a ação da plataforma por “destruir a comunidade ao invés de ajudar com as ferramentas necessárias para ajustar a situação”.

Enquanto o fórum se reorganiza, o estrago aos fundos de investimento e à bolsa de valores continua a ser feito. Só nas últimas horas, antes do mercado abrir nesta quinta (28), ações das empresas relacionadas na ação registraram altas de até 200% e firmas como a Melvin Capital registraram perdas de 100% nos investimentos contra as mesmas.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link