fbpx
cover-instagram

Instagram vai aposentar o “arrasta pra cima”

Recurso de links nos Stories será desligado em 30 de agosto para privilegiar os stickers linkados

por Pedro Strazza

Um dos itens mais desejados dos Stories está com os dias contados. O Instagram nesta segunda-feira (23) começou a notificar usuários com a informação de que vai desligar a ferramenta que permite anexar links às publicações da aba, um recurso que muitos conhecem como o famigerado “arrasta pra cima” – dado que quem o possuía sempre pedia aos seguidores que fizessem o movimento com o dedo para serem redirecionados para fora da plataforma.

De acordo com o The Verge, o aviso diz que a ferramenta será removida oficialmente a partir do dia 30 de agosto, com sua aplicação sendo substituída pelo uso de stickers. Esta última já foi liberada para todos os usuários no fim de junho e é basicamente o que o nome diz: basta selecionar o recurso, colocar um link e posicionar no stories.

Na prática a situação não muda muito – como nos “stories linkados” é preciso ser verificado ou ter pelo menos dez mil seguidores para conseguir os stickers especiais acima – mas a dúvida sobre o porquê do fim da ferramenta original permanece. O problema maior talvez seja interação: ao contrário dos stickers, os stories linkados inviabilizam que seguidores respondam o post, tendo que apelar a publicações anteriores ou posteriores se houver.

É algo que o antigo gerente de produto da plataforma, Vishal Shah, corroborou anteriormente, pelo menos, dizendo ao próprio The Verge que os stickers se adequavam melhor à forma como os usuários utilizavam o app nos últimos tempos.

Não deixa de ser um fim triste para o recurso, porém, até porque ao contrário de muitos colegas ele teve um impacto imenso na comunidade da plataforma. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca quis linkar nos Stories um acesso a um site específico e acabou tendo que recorrer ao triste “o link está no perfil”.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link