Criatividade 26 mar 2026

Governo espanhol mostra o que acontece quando você cruza a rua olhando o celular

Filme transforma a distração cotidiana em cena de impacto real — 320 pedestres morreram na Espanha em 2024

Governo espanhol mostra o que acontece quando você cruza a rua olhando o celular
espanha-celular

A DGT (Direção-Geral de Trânsito da Espanha), com a Ogilvy Spain, lança "Perderse la vida", campanha de conscientização para a Semana Santa. O filme mostra um homem atravessando a faixa de pedestres absorto no celular, alheio a tudo ao redor. Flashes de paparazzi transportam a narrativa para um plano onírico, onde cenas inspiradas no conteúdo que ele consome — uma noiva fugitiva, jovens dançando coreografias virais — se desenrolam ao redor. Ele não vê nada. Até ser atropelado.

Por que importa: Um em cada três pedestres na Espanha admite usar o celular sempre ou frequentemente ao se deslocar pela cidade. 86% reconhecem que prestam menos atenção ao atravessar a rua quando estão na tela. Em 2024, 320 pedestres morreram no país. Nem todos os casos envolvem celular, claro, mas a distração digital se tornou uma das principais causas, especialmente entre jovens.

Se compararmos com o Brasil você pode até achar os números da Espanha irrisórios. Por aqui, entre 15 a 18 pedestres morrem atropelados diariamente, totalizando milhares de vítimas anualmente.

O timing: A campanha estreia em 24 de março, início da Semana Santa na Espanha — período de férias com aumento de deslocamentos urbanos e rodoviários. É quando campanhas de trânsito ganham mais visibilidade e, historicamente, quando os números de acidentes sobem.

O filme assina com a frase: "Não querer perder nada pode significar perder tudo."

Aberto a membros do B9. Crie sua conta grátis para participar.

Carlos Merigo

Carlos Merigo

Fundador do B9, host do Braincast e Cinemático. Escreve sobre mídia, publicidade e cultura digital há mais de 20 anos (geralmente tentando entender o hype antes que ele vire PowerPoint).

Ver todos os artigos →