coronga-facebook

Facebook alerta usuários que interagiram com fake news sobre a Covid-19

Alertas aparecerão no feed de notícias e incluirão links para conteúdos sobre a Covid-19 que foram desmentidos pela OMS

por Soraia Alves

Como parte de suas ações para conter as fake news sobre a Covid-19, o Facebook vai começar a alertar seus usuários sobre a interação com informações falsas, seja com likes, comentários ou compartilhamentos.

Os alertas aparecerão no feed de notícias e incluirão links para conteúdos sobre a Covid-19 que foram desmentidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os alertas começam a ser lançados já nas próximas semanas.

O Facebook já tomou medidas semelhantes tempos atrás, notificando os usuários sobre páginas falsas criadas pela Internet Research Agency – a “fazenda de trolls russa” responsável por se intrometer nas eleições de 2016. A empresa também alertou os usuários sobre conteúdos relacionados às vacinas.

Em relação à atual pandemia, o Facebook tem tomado uma série de medidas para remover e reduzir as fake news que circulam na plataforma. Além da central de informações presente no feed, a empresa também está expandindo o seu centro de informações sobre Covid-19, o “Get the Facts” para o Facebook News nos EUA.

O Facebook afirma que em março exibiu avisos sobre cerca de 40 milhões de posts relacionados à Covid-19, com base em aproximadamente 4 mil artigos sinalizados por seus parceiros de verificação de fatos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link