Lego-Braille-Bricks02

LEGO lança linha de peças que ajudam no ensino do Braille em 7 países (incluindo o Brasil)

Empresa quer ainda expandir o programa do LEGO Braille Bricks para mais quatro línguas, disponibilizando os conjuntos educacionais em até 20 países no começo de 2021

por Pedro Strazza

Depois de passar o último ano conduzindo um projeto piloto, a LEGO confirmou nesta quinta (20) o lançamento do LEGO Braille Bricks em sete países para auxiliar no ensino da escrita em Braille. Além dos territórios listados – que incluem Brasil, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França, Noruega e Reino Unido – o anúncio oficial também confirma que a companhia desenvolve versões alternativas do projeto que correspondam a mais quatro línguas, na busca para expandir o programa a 20 países até o início de 2021.

O projeto existe desde 2017 dentro da LEGO após ser proposto pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil e visa além do aprendizado da escrita na linguagem o desenvolvimento intelectual de crianças com deficiências visuais. Cada peça desenvolvida para o programa conta com um caractere traduzido para o Braille e seu correspondente no alfabeto, o que de acordo com a empresa permite que seja usado “simultaneamente por colegas, amigos e professores de uma maneira colaborativa e inclusiva”.

Os protótipos foram testados com êxito na Royal National Institute of Blind People, onde o diretor de serviços David Clarke comenta que “Com estes Braille Bricks, a LEGO Foundation criou uma forma totalmente nova e empolgante de crianças com deficiências visuais aprenderem a ler e escrever” e que o design dos blocos de montar “ajuda as crianças a aprender Braille de forma criativa”.

As unidades do LEGO Braille Bricks serão distribuídas gratuitamente nos sete países iniciais para escolas, instituições e serviços selecionados pela companhia, com a LEGO garantindo trabalhar de maneira próxima com colaboradores locais para garantir que os professores selecionados para o programa sejam treinados para utilizar o sistema. Cada kit contém 300 peças distribuídas em cinco cores que cobrem o alfabeto inteiro, números de 0 a 9 e símbolos matemáticos para possibilitar aulas na área, além de três bases e um separador de peças para auxiliar as crianças.

Compartilhe: