google-street-view-07110627010077

Google Maps agora permite que público ajude no mapeamento do Street View com o celular

Por enquanto apenas algumas regiões de cidades e países estão disponíveis no momento, mas plano do Google é contar com o auxílio do público para terminar de mapear o globo

por Pedro Strazza

O Google Maps a partir desta quinta (3) vai ganhar uma nova atualização em algumas cidades que vai permitir aos usuários que cooperem com o aplicativo no mapeamento do Google Street View. O mais impressionante: será necessário apenas o smartphone, sem necessidade de utilizar um dos icônicos carros com torres de câmeras que o Google usa desde sempre para a ferramenta.

O recurso estará disponível por enquanto em áreas específicas da Nigéria, Indonésia e Costa Rica, além de regiões das cidades de Toronto, Nova York e Austin, mas a companhia diz que em breve mais espaços serão liberados. A única exigência do Google é que os usuários tenham aparelhos compatíveis com os recursos usados tradicionalmente pela empresa no mapeamento (e que podem ser conferidos aqui), mas daí em diante vale tudo. Se antes era necessário uma câmera que fotografasse em 360°, agora qualquer aparelho tradicional pode ser utilizado pelo usuário para auxiliar a ferramenta.

De acordo com o Maps, as imagens publicadas pelos usuários serão utilizadas quando o Street View não possuir um registro próprio da região buscada, com uma inteligência artificial buscando ligar automaticamente as fotos para criar o melhor retrato do espaço – rotações e posicionamentos dos arquivos devem acontecer bastante para tanto.

No blog oficial, o gerente de produto do Street View, Stafford Marquardt, escreve que ainda existem muitos lugares do mundo a serem mapeados pela plataforma, mesmo depois do Google ter registrado cerca de 170 bilhões de imagens e percorrido 16 milhões de quilômetros. O executivo também garante que “Onde as pessoas contribuírem com fotos, elas vão aparecer nas camadas do Street View como linhas pontilhadas azuis”.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link