mcb9
Imagem: Shutterstock

Índia bane cartões MasterCard por tempo indeterminado

Banco da Reserva aponta que empresa de pagamentos não cooperou com novas normas de armazenamento de dados

por Matheus Fiore

MasterCard está proibida por tempo indeterminado de emitir novos cartões de débito, crédito ou pré-pagos para clientes da Índia. As restrições passarão a valer no dia 22 de julho e não valerão para os clientes que já usufruem dos serviços da empresa de pagamentos. A decisão foi tomada pelo banco central da Índia, que penalizou a companhia por não cooperar com as regras locais de armazenamento de dados.

Como lembra o TechCrunch, a própria Mastarcard, juntamente a American Express, Diners Club e outras empresas do segmento já haviam entrado com um pedido para que o país reconsiderasse suas regras, com o argumento de que elas concedem acesso de supervisão irrestrito aos dados dos clientes. As mesmas empresas, vale notar, já haviam sofrido sanções dos órgãos econômicos da Índia.

Confirmando o banimento, o Banco informou a MasterCard que, pelo fato de não terem cooperado com as regras estabelecidas em 2018. As normas exigem que empresas de pagamento estrangeiras armazenem seus dados em território indiano para que os reguladores possam supervisionar as operações.

Reuters ainda reitera uma curiosidade interessante: a pressão do Banco da Reserva da Índia sobre as empresas de pagamento estrangeiras ocorre justamente no momento em que o país promove sua própria alternativa, o Rupay, que chegou a ser enaltecido publicamente pelo próprio primeiro ministro indiano, Narendra Modi.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link