Campanha do Instagram incentiva os usuários a não se preocuparem com opiniões alheias

Vídeo traz jovens explorando um espaço escuro que parece representar o universo do Instagram, enquanto fazem "discursos motivacionais" sobre autoafirmação

por Soraia Alves

O Instagram está lançando uma campanha global que incentiva os usuários a não se preocuparem com opiniões alheias. A iniciativa vem poucos dias depois da publicação de uma pesquisa interna realizada pelo grupo Facebook, que apontou como resultado que uma a cada três jovens desenvolvem problemas de autoimagem por causa da plataforma.

Intitulada “Yours to Make”, a campanha é criada por Johannes Leonardo ao lado da agência interna do Facebook, a Creative X. O filme de 95 segundos apresenta vários personagens explorando um espaço escuro que parece representar o universo do Instagram, enquanto usam vários recursos do aplicativo e fazem “discursos motivacionais” sobre autoafirmação.

Segundo Melissa Waters, vice-presidente de marketing do Instagram: “Mais do que qualquer geração anterior, os jovens adultos de hoje estão procurando descobrir quem podem ser. ‘Yours to Make’ tem tudo a ver com centrar-se na beleza desse processo, autodescoberta e como, por meio da exploração e da expressão criativa, todos nós podemos nos tornar mais sintonizados com quem realmente somos.”

Os resultados negativos apresentados na pesquisa não são exatamente uma novidade para o Instagram. Um outro documento de 2019, já apontava que usuários jovens da plataforma “culpam o Instagram por aumentos na taxa de ansiedade e depressão”. Para tentar resolver o problema, a empresa tem considerado até a possibilidade de criar uma versão infantil para o app.

Compartilhe:
  • tags:
icone de linkCopiar link