Coca-Cola recria seu clássico comercial de Natal com IA e gera polêmica • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Coca-Cola recria seu clássico comercial de Natal com IA e gera polêmica

Remake do caminhão natalino dividiu mercado publicitário, mas pesquisas mostram que público nem percebeu a diferença

por Carlos Merigo

A Coca-Cola decidiu mexer em vespeiro. Após 30 anos usando o mesmo comercial de Natal – aquele do caminhão iluminado que todo mundo conhece -, a marca resolveu recriar o filme usando inteligência artificial. O resultado? Uma polêmica que diz muito sobre o futuro da publicidade.

Relembre: Desde 1995, o caminhão vermelho da Coca virou sinônimo de Natal em diversos países. O comercial original, que mostra uma caravana iluminada cruzando cidades, é considerado ouro em efetividade publicitária, consistentemente marcando 5 estrelas em testes de impacto.

O experimento: A Silverside AI, laboratório da agência Pereira O’Dell, recriou o filme usando ferramentas como Stable Diffusion e DALL-E, segundo reportagem da AdWeek. O processo, que mais parecia “desenvolvimento de software” que filmagem tradicional, permitiu gerar um primeiro rascunho em apenas três dias.

Plot twist inesperado: Quando o cliente pediu versões personalizadas para diferentes cidades, algo impossível na produção tradicional, a equipe entregou 110 variações do filme em poucos dias, incluindo 27 com skylines específicos para mercados-chave.

Sim, mas… A mudança gerou reações viscerais no mercado publicitário. Profissionais apontaram “falhas” como rodas que não giram corretamente e mãos estranhas nos personagens. O detalhe? O público comum nem notou que era IA.

Os números não mentem: Em testes com consumidores, realizados pela britânica System1, que não sabiam da origem artificial do filme, a nova versão superou todas as anteriores em efetividade, atingindo 5.9 de 6 estrelas possíveis. 98% dos espectadores reconheceram a marca em 15 segundos.

O que isso significa: “A IA não ‘venceu’, mas mudou o jogo”, analisa PJ Pereira, co-fundador da Silverside AI. “Agora qualquer um pode fazer um comercial dessa qualidade. O diferencial será cada vez mais a estratégia de marketing, não o orçamento de produção.”

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.