Skol aposta no humor para relançar conceito "desce redondo" • B9

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Skol aposta no humor para relançar conceito “desce redondo”

Marca traz personagem "Juninho" em campanha com música e coreografia para mostrar situações onde a "quadradeza" não combina

por Carlos Merigo

O brasileiro tem pavor do rótulo “quadrado” – e a Skol sabe disso há 60 anos. Agora, a marca revitaliza seus símbolos mais reconhecíveis e aposta num personagem anti-herói para mostrar quando uma cerveja gelada é a resposta para situações de calor, praia e amigos.

Por que importa: Após completar seis décadas em 2024, a Skol reforça sua posição entre as marcas mais valiosas do Brasil apostando no que já funcionou: humor leve e a famosa oposição entre o “quadrado” e o “redondo”.

A campanha criada pela GUT São Paulo apresenta o personagem “Juninho”, que vai sendo educado por sua turma sobre quando uma “Skolzinha” pode transformar situações tensas em momentos mais relaxados.

O comercial, lançado na TV e redes sociais, traz música, coreografia e situações cômicas que mostram o protagonista aprendendo – às vezes da maneira mais difícil – quando optar pela cerveja “que desce redondo”.

🎯 Estratégia clara: A marca recupera elementos que já estão no imaginário brasileiro, como seus guarda-sóis amarelos e a linguagem do “redondo vs. quadrado”.

“Escolhemos brincar com situações que às vezes são consideradas ‘quadradas’. Assim, conectamos Skol às ocasiões de consumo de um jeito bem humorado”, explicam Gabi Marcatto e Charles Faria, diretores de criação da agência.

Reconhecimento de marca: Segundo estudo BrandZ Brasil 2024 da Kantar, a Skol segue entre as marcas mais valiosas e lembradas do país, algo que a campanha tenta capitalizar.

“Skol representa muito o brasileiro e sempre está presente nos momentos mais leves e descontraídos”, afirma Nayara Rampim, Head de Marketing da marca, que completa: “Esperamos que as pessoas se divirtam e aprendam com as ciladas do Juninho, o nosso representante das escolhas quadradas”.

A cervejaria aposta que o personagem Juninho tem potencial para se tornar um símbolo duradouro da marca, seguindo a tradição da Skol de criar campanhas com alto recall e conexão cultural.

CRÉDITOS

Agência: GUT São Paulo

Anunciante: Skol

Campanha: Quadradeza

CCO: Bruno Brux

ECD: Tiago Abreu e Pedro Araújo
Global Head Of Design: Murilo Melo
Creative Directors: Gabi Marcatto e Charles Faria

ACD: Gabriel Padilha, Guilherme Nesti, Leonardo Konjedic

Creatives: Danilo Maia, Igor Hermes, Luana Silva e Wally Oliveira

CEO: Valéria Barone

MD: Alessandra Visintainer

Group Director & Head Of Growth: Francine Pellacani

Business Director: Isadora Spinardi

Business Manager: Bárbara Monteiro
Business Supervisor: Mayara Valadares

CBO: Luiz Arruda

Head of Strategy: Gisele Bambace

Strategy Director: Guilherme de Pádua
Strategy Manager: Mariana Cerqueira

Strategy Supervisor: Gabriel Vaz

Head of Media: Nathalia Oliveira

Media Director: Nathan Adelino

Media Manager: Bruna Zeferino

Media Supervisor: Rafael Barbosa

Media Coordinator: Andressa Quintela, Larissa Soares

Media Assistant: Isabelly Cardoso

Head of Operations: Claudia Nakahara
Communications Director: Beatriz Ribeiro

Head de Produção: Moni Siqueira

Diretor de Produção: Rafael Motta

Gerente de Produção: Carol Ferreira

Produtores: Cátia Nucci

Secretária de Produção: Lia Satiro

Client:
Marketing VP: Daniel Wakswaser
Marketing Director: Felipe Cerchiari
Head of Marketing: Nayara Rampim

Gerente de Marketing: Isabel Frozoni
Especialista de Conteúdo e Performance: Marcos Oliveira

Assessoria de imprensa:

In Press: Felipe Marques e Juliana Marcatto

Produção Filmes:

Gerente Produção Audiovisual AMBEV: Fernanda Leite

Produção AMBEV: MODO INTEGRADO DE PRODUÇÃO

Produtores Executivos: Gabi Froemming e Mariana Guerra

Produtor Líder: Vanessa Wallner

Produtor Sênior: Elisa Celia e Fernando Chiari

Produtoras:

Imagem

Produtora: Boiler Filmes

Direção: Dulcidio Caldeira

Produção Executiva: Juliana Martellotta

Produtora Executiva Jr: Carolina Teixeira

Head de Atendimento: Larissa Perrotta

Atendimento: Jonas Monte, Manu Fenerich e Sheilinha

Head de Coordenação: Juliana Sigolo

Equipe de Coordenação: Cynthia Gama, Cintia Varella, Marina Rohnik e Joyce Carvalho

1º Assistente de Direção: Bruno Roberti e Renata Racy

2º Assistente de Direção: Gabriela Sampaio, Felipe Luizari e Janaína Dórea

Diretor de Produção: Irivan

Coordenadora de Produção: Rose Soares

1º Assistente de Produção: Rafaela Auricchio

2º Assistente de Produção: Thaís Furtado

Assistente de Produção Produto SP: Mauricio Rodrigues

Coordenadora de Transporte: Nanda Varanda

Transporte / 2º Assistente de Produção: Técio

Direção de Arte: Daniel Miragem

Coordenadora de Arte: Bruna Mureb

Assistente de Arte: Deborah Sangui

Produto: Bruno Steger, Mayci Tozzi e Viviane Oliveira

Produtora de Objetos: Dani Chiquito e Julia Lobato

Assistente de Objetos: Gabriel Flores

Diretor de Fotografia: Pepe Mendes

1º Assistente de Câmera: Marcos Chile

2º Assistente de Câmera: Caio Muniz

Vídeo Assist: Débora Vieira e Giulia Donato

Operador 2º Câmera: Flavio Borges

1º Assistente de Câmera B: Felipe Lima Ovelha

2º Assistente de Câmera B (06 e 08/02): Francisco Stewart

2º Assistente de Câmera B (07/02): Romulo Grion

Vídeo Assist B: Yana

Logger: Ju Drebtchinsky

Montador: Samuel Borimecico

Operador Cam Subaquática: Lula Cerri

Digital Foto e Vídeo: Tuna Mayer e José Palma

Maquiadora: Clarissa Vasconcelos

Figurinista: Giovanna Moretto

1º Assistente de Figurino: Maria Viéne

2º Assistente de Figurino: Luciana Machado

Assistente de Figurino Extra (06 e 07/02): Inessa Azevedo

Produtor de Casting: Carminha e Edu

Produtora de Locação: Dani Fontoura

Coreógrafa: Cassi Abranches

Assistente de Coreografia: Bianca Lopes

Áudio:
Produção de Áudio: Satélite Audio

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas.

Coordenação: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero

Conteúdo/ Influência:

BR Media Group: Raphael Vignola, Joe Richardson, Lara Naman, Alan Alves, Jamille Faziali, Letícia Prada, Gabriel Bisordi, Renato Conejo, Rafaella Pilão.

Community Management/Social Listening:

Noize Media: Diego Paz, Thaís Dalenogare, Albert Fagundes, Jéssica Rodrigues e Julia Brito.

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