Quanto maior o sol, maior a sombra • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Quanto maior o sol, maior a sombra

A esperança projetada no horizonte por documentários e ativistas

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - Quanto maior o sol, maior a sombra
Imagem: Nadia Murad. Foto: Divulgação

A gente vem ao SXSW para ver o progresso — das tecnologias, das sociedades, do humano. E, na maior parte das sessões que se vê por aqui, a sensação é mesmo de avanço: computação quântica, inteligência artificial, ativismo pelas causas certas, e a humanidade movendo-se adiante. Eu costumo sair daqui, sempre, esperançosa. Quase de óculos cor de rosa, mesmo, acreditando que dá pra gente construir um mundo e uma sociedade melhor. Neste ano, vi que na trilha de cinema haviam alguns documentários sobre temas humanos pungentes e resolvi abraçar sessões relacionadas a eles. Um dos meus maiores acertos deste ano.

O primeiro documentário, chamado “Take no Prisoners“, fala sobre o sequestro como ferramenta de troca, política ou de propaganda. Sentei numa sala pequena e ouvi dois cineastas, um negociador de reféns e um ex-correspondente internacional sequestrado por 544 dias no Irã falarem sobre como é complexa a repatriação destas pessoas — não só pela óbvia questão de envolver negociação com terroristas internacionais e domésticos, mas também pela burocracia americana. Na platéia, várias famílias de pessoas repatriadas pelo negociador se emocionaram com a troca entre os palestrantes. Forte.

O segundo falou sobre vigilância e táticas utilizadas na guerra fria e segunda guerra pelas polícias políticas e sobre como aquelas mesmas táticas estão sendo utilizadas agora em países como a Síria. O nome do documentário é “The Spies are Among us“. Também falou-se sobre o medo de que voltem a ser usadas, em escala, com o tanto de dados pessoais que deixamos por aí como nosso rastro todos os dias. Na Rússia, por exemplo, há uma influenciadora (adulta) muito relevante que pede a pre-adolescentes que reportem a ela todas as coisas antipatrióticas que acontecem em seu redor — e dizem que ela reporta o que recebe das crianças ao governo. Triste.

The Spies are Among Us. Divulgação.

E pra terminar, hoje vi Nadia Murad, ativista política laureada com o Prêmio Nobel, falar sobre o trabalho que realiza após sobreviver a um campo de escravidão sexual. Ela conta que foi presa com outras 6 mil mulheres no Iraque, quando o ISIS executou um massacre sobre a região de religião Yazidi no país.
Nadia sobreviveu a 3 meses de crueldade, se libertou graças a generosidade de uma família local e conseguiu asilo como refugiada na Alemanha. Junto com Amal Clooney, denunciou à ONU seus captores e o marketplace de escravas sexuais que eles montaram. Desde então, Nadia lançou sua própria fundação para combater o estupro e apoiar suas sobreviventes. Uma das iniciativas foi a criação de um “código” para que jornalistas, trabalhadores humanitários e de saúde possam conversar com as sobreviventes sem que elas revivam o trauma por que passaram infinitas vezes.


A despeito das dificuldades que viveu e das ameaças que ainda recebe pelo trabalho que faz, Nadia vê progressos sendo feitos no front pouco a pouco. Ela conta que foi a fé e a esperança que a mantiveram viva até o resgate, e que apesar de não ser uma pessoa religiosa ela se mantém esperançosa (depois de tudo o que viveu). Lindo.


Em tempos de tanto avanço tecnológico, humano e intelectual, a despeito do título deste artigo, não deveria caber mais no mundo este tipo de prática ou divisão ideológica. Ver tantas mentes potentes do mundo todo trabalhando pra que isso aconteça e trazendo esta consciência para cá fez minha semana.
E me fez pensar, também: o que nós estamos fazendo para ajudar?



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2025 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro