Novo smartphone da Xiaomi será o primeiro compatível com 5G

Novo smartphone da Xiaomi será o primeiro compatível com 5G

A tecnologia, porém, deve levar um tempo para ser utilizada...

por Matheus Fiore

Com a chegada das redes 5G, o desafio das fabricantes é criar smartphones compatíveis com a tecnologia, que suporta uma transmissão de dados mais rápida. Gigantes como a Apple e a Samsung, porém, ainda não fizeram aparelhos com compatibilidade 5G. A Xiaomi, porém, parece estar próxima de inaugurar a geração de celulares 5G.

Enquanto a maioria dos concorrentes não deve fazer um lançamento do tipo antes de 2019 ou 2020, a gigante chinesa deve lançar seu primeiro smartphone com suporte 5G ainda em 2018. Como reportou o Mashable, Donovan Sung, diretor de produtos da Xiaomi, disse no Twitter que os testes da empresa utilizando o 5G no novo Mi Mix 3 foram bem sucedidos, oferecendo uma navegação e transmissão de dados 10 vezes superior a do 4G.

https://twitter.com/donovansung/status/1036586118743904263

Apesar de ser empolgante para o mercado ver uma gigante conseguir viabilizar a tecnologia em seu aparelho, os consumidores ainda precisarão esperar até que as redes 5G estejam plenamente funcionais e ativadas, o que deve levar mais alguns anos para acontecer.

A rede 5G da Verizon, por exemplo, foi lançada apenas em três cidades dos Estados Unidos, e em uma distribuição limitada. Sem mencionar que a rede “fixa 5G” é restrita a residências. A rede 5G da Verizon para dispositivos móveis será lançada mais tarde, mas a operadora ainda precisa anunciar quando exatamente.

A inevitável espera, portanto, inevitavelmente influencia no desinteresse das marcas por investir na tecnologia. Empresas como a Motorola, por exemplo, demonstram não ter pressa para lançar aparelhos 5G justamente por não haver como utilizar a tecnologia. O único passo da Motorola relacionado ao 5G foi o lançamento de um Mod acoplável para o Moto Z3.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link