horizonb9

Com “Horizon Zero Dawn”, Sony vai lançar game exclusivo de PlayStation para PC pela 1° vez

Versão incluiria melhorias gráficas e técnicas do jogo pelas mãos de sua produtora, a Guerrilla Games

por Matheus Fiore

Desde o lançamento do primeiro PlayStation, em 1994, a Sony é bastante protecionista com seus jogos exclusivos. Franquias de sucesso como “Uncharted”, “The Last of Us” e “God of War” são exclusividade das plataformas da Sony. Sua principal concorrente, porém, trilha um caminho diferente: a Microsoft costuma disponibilizar os jogos do Xbox para outras plataformas (com exceção dos consoles da própria Sony, claro).

Parece que, na próxima geração de jogos, que começa esse ano com o lançamento do PlayStation 5, isso vai mudar. De acordo com o Kotaku, diversas fontes internas afirmam que a Sony lançará “Horizon: Zero Dawn”, um de seus jogos exclusivos de maior sucesso nos últimos anos, para computadores.

Os exclusivos têm sido um dos principais fatores na hora de uma pessoa decidir entre PlayStation e Xbox, e a Sony sempre foi mais fechada em relação a isso do que seus concorrentes. A possibilidade de lançar um sucesso como “Horizon” para computadores se tornará um marco na trajetória da empresa.

De acordo com o DigitalTrends, a Guerilla Games, criadora de “Horizon”, estaria pensando em lançar melhorias gráficas e técnicas para o jogo, o que pode influenciar na decisão de disponibiliza-lo em uma nova plataforma.

Resta saber, porém, se é um caso isolado, ou se a Sony pode vir a repetir o feito com outros jogos. Ainda em 2020, por exemplo, os jogadores do PlayStation 4 poderão jogar “The Last Of Us Part II”, continuação de um de seus maiores sucessos na década. Se a chegada de “Horizon” aos computadores for confirmada, é de se imaginar que, caso a escolha seja vista como bem-sucedida, a Sony cogite lançar jogos como “The Last of Us Part II” em outras plataformas, o que poderia mudar bastante coisa no mercado de jogos.

Compartilhe: