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TikTok anuncia doação de US$ 375 milhões para o combate da pandemia

São US$ 250 milhões em fundos diretos ao esforço de contenção da doença e ajuda comunitária, além de outros US$ 125 milhões para iniciativas de publicidade e divulgação de informações na plataforma

por Pedro Strazza

O TikTok anunciou nesta quinta (9) uma série de iniciativas para auxiliar aqueles que estão na linha de frente dos esforços de contenção da pandemia do coronavírus. O montante é impressionante: a companhia se comprometeu a doar cerca de 375 milhões de dólares, entre US$ 250 milhões em fundos, US$ 100 milhões em créditos de publicidade na plataforma e US$ 25 milhões em espaço de publicidade para a divulgação de informações de saúde pública no aplicativo.

De acordo com a publicação em seu blog oficial, os fundos diretos no caso serão divididos principalmente com o Health Heroes Relief Fund, que deve receber em torno de US$ 150 milhões para continuar a providenciar sustento a equipes médicas e comprar equipamentos e suprimentos às autoridades e organizações no combate direto à doença. O resto da grana fica em parte com o Community Relief Fund, que vai ganhar não só US$ 40 milhões da rede social para ajudar comunidades colocadas em risco pela crise oriunda da pandemia, mas também outros US$ 10 milhões em doações pareadas pelo TikTok em uma campanha na plataforma; e uma série de iniciativas de ensino a distância, que devem receber os últimos US$ 50 milhões da plataforma.

Os 100 milhões de dólares de créditos de publicidade, enquanto isso, serão aplicados ao longo das próximas semanas no aplicativo e ao redor de todo o globo, afim de ajudar sobretudo as empresas de pequena e média escala que foram seriamente afetadas pela crise. Segundo o TikTok, tudo deve depender de como as autoridades de saúde vão autorizar o restabelecimento das operações físicas.

Já o espaço de publicidade fornecido pelos US$ 25 milhões do TikTok será destinado a todas as ONGs, autoridades de saúde e locais que quiserem promover informações relativas a saúde pública dentro da plataforma. É uma forma do TikTok tentar superar as acusações recentes de que teria alimentado teorias da conspiração relacionadas ao coronavírus nos estágios iniciais da pandemia, incluindo aí uma reportagem do MediaMatters que mostrava como a plataforma manteve um vídeo alimentando o pânico de uma quarentena nacional nos EUA, mesmo depois de atualizar suas regras em janeiro para combater desinformação.

A rede social chinesa é a mais nova companhia de tecnologia a anunciar doação de fundos no esforço contra a pandemia. Empresas como o Google, o Twitter, a Apple e a Netflix nas últimas semanas divulgaram iniciativas do tipo junto de outros projetos que buscam aumentar a eficiência da contenção do vírus ao redor do globo, enquanto o Facebook e suas redes sociais (incluindo o Instagram e o WhatsApp) instituíram centrais e medidas de combate à desinformação relacionada à pandemia.

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