Presidente do Disney+, Kevin Mayer deixa empresa para se tornar CEO do TikTok

Executivo também servirá como COO da ByteDance a partir do dia 1° de junho, depois de ajudar a desenvolver o negócio mais vital da Disney nos últimos anos

por Pedro Strazza

A Disney anunciou no fim da noite desta segunda-feira (18) que Kevin Mayer, então presidente da divisão da companhia dedicada ao streaming e o Disney+, está deixando o seu cargo para assumir a posição de CEO do TikTok e COO da dona da rede social, a ByteDance.

Além de confirmar que a antiga líder da área de resorts Rebecca Campbell foi escolhida como substituta para o cargo, o conglomerado também anunciou que Josh D’Amaro vai assumir a presidência da divisão de parques, experiências e produtos, ramo até então liderado pelo vindouro CEO da empresa Bob Chapek.

A escolha de Chapek como líder da Disney pode ter tido algum peso na decisão de Mayer em abandonar a empresa, vale apontar, dado que até o anúncio do sucessor de Bob Iger ele era tido como favorito ao cargo. Além de ter comandado um dos braços mais importantes da companhia nos últimos anos ao desenvolver e lançar o Disney+ – uma plataforma que se tornou ainda mais vital para o negócio durante o período da pandemia – Mayer também foi junto de Iger o nome mais vital do lado da Disney nas aquisições da Pixar, Lucasfilm, Marvel Studios e 21st Century Fox, estúdios que se mostraram pilares importantes na alavancada meteórica da empresa no mercado.

De acordo com o comunicado oficial da ByteDance, Mayer deve assumir a posição no dia 1° de junho e será responsável pelo “desenvolvimento global” da companhia nos novos cargos que assume, cumprindo também com o que a empresa define como “funções corporativas” como o crescimento corporativo e o aprimoramento dos departamentos de vendas, marketing, relações públicas, segurança, moderação e do aparato legal. No caso específico do TikTok, o ByteDance declara que o executivo deve liderar a plataforma durante o atual período de rápido crescimento, citando a comunidade global de “creators, usuários e marcas” como um dos fatores mais primordiais do trabalho. O maior desafio, porém, deve ser mesmo enfrentar a competição do Facebook, conforme o TikTok nos últimos tempos se tornou na maior ameaça ao ecossistema de redes sociais de Mark Zuckerberg.

“Eu estou animado de ter a oportunidade de se juntar ao incrível time da ByteDance” escreve Mayer no anúncio; “Como todo mundo, eu tenho me impressionado de ver a companhia construir algo incrivelmente raro com o TikTok – uma comunidade online criativa, positiva e global – e estou ansioso para ajudar a liderar a próxima fase da jornada da ByteDance conforme a empresa expande sua linha de produtos para todas as regiões do globo”.

Do lado da Disney, além de confirmar os novos cargos de Campbell e D’Amaro, Chapek também comenta no comunicado que Mayer “teve um impacto extraordinário em nossa empresa durante os anos, mais recentemente como presidente do nosso negócio direct-to-consumer”.

Compartilhe: