Com pé no minimalismo, Federação Espanhola de Futebol apresenta nova identidade visual • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Com pé no minimalismo, Federação Espanhola de Futebol apresenta nova identidade visual

É o fim do brasão rebuscado e do logo que mais parecia uma pintura do Miró

por Pedro Strazza

A Real Federação Espanhola de Futebol anunciou no fim da última terça (24) a nova identidade visual de sua organização, a quarta na história da organização e a primeira desde que adotou o logo com cara de Joan Miró (mas de autoria de uma agência italiana) em 1988 nos uniformes dos times. Sem muita surpresa, a mudança adota a tendência do meio por marcas minimalistas e simplificadas – o que considerando o brasão antecessor é algo que obviamente gera todo tipo de reação nas redes sociais.

https://twitter.com/SeFutbol/status/1374298416797335552

Previsto para ser introduzido a partir deste ano nos materiais da federação e em 2022 na seleção masculina (a deste ano, a ser utilizada na Eurocopa, foi divulgada no mesmo dia pela Adidas), a identidade visual busca “evoluir” a marca da organização a um patamar em que “todos a sintam como sua”, de acordo com o presidente Luís Rubiales, em especial nos diversos times da associação. Enquanto o logo das camisas simplifica o design do brasão “rebuscado”, a marca oficial da Federação agora é um círculo com as letras RFEF, sigla da Real Federação Espanhola de Futebol.

A criação é de Pablo Coppel, que de acordo com o El País justificou as escolhas na apresentação oficial argumentando que “A Federação é futebol” e que o design circular é “uma arquitetura coerente e ordenada para apresentar as marcas” da organização ao mundo. O círculo inclusive busca passar a ideia de que é “onde tudo começa” no esporte – ou seja, tem como referência a bola.

Ainda de acordo com Rubiales, o redesign é parte de uma estratégia a ser adotada por várias partes da federação, a fim de fazer as marcas do país “andarem para frente, com elegância e simplicidade”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.