Amazon considera abrir três mil lojas sem caixa até 2021

AmazonGo já funciona em Seattle e Chicago, mas em poucas lojas e em caráter experimental

por Matheus Fiore

Você provavelmente já ouviu falar da AmazonGo, a loja da Amazon que não possui um caixa. Nela você entra, pega uma sacola ou carrinho, e um sistema com sensores detecta automaticamente tudo que você tirar da prateleira. Quando você sair da loja, a Amazon te mandará uma cobrança com o valor da compra. Tudo não passa, porém, de um experimento reduzido a pouquíssimas lojas.

A empresa, todavia, está considerando expandir o projeto. De acordo com o Bloomberg, Jeff Bezos, o CEO da Amazon, vê com bons olhos a possibilidade de revolucionar nosso hábito de compra, e para isso, sua empresa estaria cogitando lançar, até 2021, 3 mil unidades de lojas AmazonGo.

A Amazon se recusou a comentar. A empresa inaugurou sua primeira loja sem caixa perto de sua sede em Seattle, em 2016, e desde então, anunciou dois estabelecimentos adicionais em Seattle e um em Chicago. Duas das novas lojas oferecem apenas uma seleção limitada de saladas, sanduíches e lanches, mostrando que a Amazon está experimentando o conceito simplesmente como uma opção para os mercados alimentícios. Duas outras lojas, incluindo a AmazonGo original, também têm uma pequena seleção de mantimentos, tornando-a mais semelhante a uma típica loja de conveniência.

O grande desafio para que o plano da Amazon entre em ação é o alto custo para abrir cada estabelecimento. O AmazonGo original, no centro de Seattle, exigiu mais de US $ 1 milhão só para o hardware. Estreitar o foco na preparação de comida para viagem reduziria o custo inicial de abrir cada loja, porque exigiria menos câmeras e sensores. Alimentos preparados também têm margens de lucro mais amplas do que mantimentos, o que ajudaria a diminuir o tempo necessário para as lojas se tornarem lucrativas.

Claro que, a médio e longo prazo, podemos imaginar que o serviço passaria a trabalhar com outros tipos de mercadoria. Os alimentos parecem ser apenas uma escolha para essa fase de testes da empresa.

Compartilhe: