Negócios 20 set 2018

Empresas dos Estados Unidos ferem legislação do país e segmentam anúncios de emprego no Facebook só para homens

Uber está entre as empresas que anunciaram vagas apenas para homens no ano passado

Empresas dos Estados Unidos ferem legislação do país e segmentam anúncios de emprego no Facebook só para homens
uber

O ProPublica, site de jornalismo investigativo dos Estados Unidos, publicou uma reportagem na qual aponta 15 empresas do país que segmentaram pelo Facebook anúncios de emprego apenas para homens. O Uber aparece entre as empresas listadas.

A pesquisa analisou ofertas de emprego feitas no ano passado, como um post impulsionado pela Polícia Estadual da Pensilvânia, que ressaltava o salário inicial de US$ 59,6 mil por ano na corporação e que poderia ser visto apenas por homens. Já uma empresa de caminhões com sede em Michigan ofertou vagas de trabalho com uma segmentação ainda mais específicos: para homens interessados ​​em futebol universitário.

Em relação ao Uber, a pesquisa analisou 91 anúncios pagos pelo empresa no Facebook e que ofereciam vagas em 12 cidades diferentes dos Estados Unidos. Entre todas as publicações, uma aparecia apenas para mulheres e outras três para qualquer gênero. Todo o restante podia ser visto apenas por homens.

A segmentação de qualquer oferta de emprego nos Estados Unidos é proibida por lei desde 1973. Por isso, todas as empresas que aparecem na reportagem já estão sendo processadas pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU).

O Facebook se pronunciou através do porta-voz Joe Osborne, afirmando que a rede social proibi qualquer tipo de discriminação em sua plataforma. Já o Uber garante que suas vagas são abertas para homens e mulheres,

Quando questionado os motivos que o fizeram segmentar as publicações, o Uber disse ao site que está aberto para inscrições de motoristas qualificados, mas, até agora, não explicou realmente a questão da segmentação dos anúncios.

Aberto a membros do B9. Crie sua conta grátis para participar.