19-fox

Fim de uma era: Disney derruba nome “Fox” dos estúdios adquiridos da 21st Century Fox

Decisão por enquanto afeta apenas estúdios de cinema da compra, incluindo as agora rebatizadas 20th Century Studios e Searchlight Pictures

por Pedro Strazza

Não parece, mas em pouco mais de dois meses é o aniversário de um ano da finalização da compra dos estúdios da 21st Century Fox pela Disney, uma aquisição que abalou e continua a abalar o mundo do entretenimento estadunidense desde que ocorreu. Desde o fim do negócio, muita coisa aconteceu, desde o fechamento da Fox 2000 até as últimas produções do estúdio pré-Disney começarem a chegar aos cinemas – ou serem indicadas ao Oscar, vide “Jojo Rabbit” e “Ford vs Ferrari” – mas a real é que uma coisa permanecia intocada até aqui: o nome “Fox” das diferentes produtoras agora possuídas pela Walt Disney Company.

A partir desta sexta-feira (17), porém, o passado oficialmente deixa de existir nestas posses recentes da Disney, dado que a companhia oficialmente providenciou o rebranding que derruba o nome da antiga dona dos estúdios de cinema. De acordo com a Variety, desta data em diante a 20th Century Fox e a Fox Searchlight foram oficialmente rebatizadas de 20th Century Studios e Searchlight Pictures, com a empresa aos poucos deixando de lado o título “Fox” dos trabalhos corporativos relacionados a ambas as produtoras.

Este processo por enquanto está valendo para itens e-mails internos dos funcionários de ambos os estúdios, com o tradicional “fox.com” agora substituído por um “searchlightpictures.com” no fim dos endereços, mas fontes confirmam que o próximo filme da Searchlight, o “Downhill” que é o remake do sueco “Força Maior”, já conta com a nova identidade nos créditos iniciais – o mesmo vale para “O Chamado da Floresta”, filme com Karen Gillan e Harrison Ford que abre os trabalhos da 20th Century Studios em 2020.

O interessante da mudança, porém, é que ela não apenas se mantém restrita ao cinema – a 20th Century Fox Television e a Fox 21 Television permanecem com os nomes originais – mas também não mexe dramaticamente nos logos de ambos os estúdios envolvidos. A Variety reporta que todos os elementos visuais dos logos antigos da 20th Century Studios e da Searchlight Pictures continuam inalterados fora as mudanças pontuais nos nomes – incluindo a icônica fanfarra da vinheta da primeira.

A medida, pelo visto, é mesmo de distanciar as novas propriedades dos antigos donos, da 21st Century Fox de Rupert Murdoch que mantém o nome “Fox” no título da companhia e suas subsidiárias – em especial a Fox News, cujo caráter político conservador escapa por completo do perfil familiar neutro buscado pela marca Disney.

Compartilhe: