bajb9

Ben & Jerry’s quer que dinheiro usado na polícia vá para educação, moradia e saúde mental

Empresa diz que o sistema atual é bom em ser racista e ruim em solucionar crimes

por Matheus Fiore

A marca norte-americana de sorvetes Ben & Jerry’s fez uma postagem em suas redes sociais se posicionando sobre a violência policial contra a comunidade negra, assunto que explodiu nos Estados Unidos e no mundo após o assassinato de George Floyd. Em seu Twitter e em seu Instagram, a empresa pediu que o dinheiro investido na polícia fosse redistribuído para outras causas mais urgentes.

Corte os fundos da polícia, defenda as comunidades negras! Nesse #Juneteenth (feriado americano em celebração da data em que os escravos foram libertos nos estados confederados dos Estados Unidos), é mais importante do que nunca que desmantelemos esse modelo racista e ineficaz do policiamento americano. Saiba mais sobre como funciona o financiamento da polícia e porque precisamos desesperadamente reduzi-lo. Link na nossa bio”, diz o texto.

O link leva para uma página do site do Ben & Jerry’s com um texto onde a empresa fala sobre escravidão, o histórico do racismo na sociedade americana, violência policial, encarceramento em massa e demais assuntos ligados ao tema. “Mesmo hoje, 155 anos depois, nós sabemos que homens, mulheres e crianças negras não são totalmente livres. Eles não são livres para viver suas vidas com suas próprias peles, livres de assédio, livres de violência e livres do medo”, diz um trecho.

A empresa ainda explica no que consiste a ideia de cortar o financiamento da polícia, que é deixar de investir impostos do dólar em setores da força policial, incentivando que eles sejam redirecionados em soluções para a sociedade, como manutenção da paz, saúde e segurança.

“Em vez de investir sem limites na polícia, fortalecendo a vigilância, o armamentismo e as armas da guerra, nós deveríamos aumentar o investimento em coisas que as pessoas realmente precisam, como moradia acessível, educação, planos de saúde, treinamento de capacitação profissional, tratamento e consulta para problemas mentais, tratamento e aconselhamento para uso de substâncias, Acompanhamento de crianças, parques e recreação e centros e bibliotecas comunitários”, defende a Ben & Jerry’s.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link