Cleveland Indians enfim vai “aposentar” logo racista • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cleveland Indians enfim vai “aposentar” logo racista

“Aposentar” porque o time de beisebol ainda vai ganhar uma grana em cima do controverso mascote

por Pedro Strazza
Capa - Cleveland Indians enfim vai “aposentar” logo racista
Imagem: Jun 25, 2014: the Chief Wahoo mascot insigna on the Cleveland Indians uniforms that Native Americans are protesting is shown during a regular season game between the Cleveland Indians and the Arizona Diamondbacks at Chase Field. The Indians defeated the Diamondbacks 6-0 in 9 innings. (Photo by Doug James/Icon SMI/Corbis via Getty Images)

Sendo fã de beisebol ou não, todo mundo já ouviu falar do Chief Wahoo, o mais do que polêmico logo e mascote dos Cleveland Indians. Criado nos anos 40, o índio sorridente do time de Ohio é item de controvérsia desde sua concepção, sendo considerado por muitos nos dias de hoje uma reminiscência racista de uma época em que o preconceito com a população indígena era ainda maior em relação a hoje. Ao mesmo tempo, o logo tem uma grande parcela de fãs no esporte, que se vestem como o mascote estereotipado para torcer pelo time durante os jogos. O vídeo abaixo revela um pouco mais da história da figura:

A direção do Cleveland Indians, porém, parece estar do lado dos “reformistas”, pois foi anunciado recentemente que o logo será em parte descontinuado da afiliação com a equipe. Depois de alguma pressão do comissário da MLB

Rob Manfred, a cúpula do time liderada pelo CEO Paul Dolan decidiu que à partir de 2019 os uniformes dos jogadores não trarão mais a figura risonha de Wahoo, substituindo-o pelo “C” pictórico que vem servindo de logo ao time em eventos oficiais.

A medida tomada pela equipe não será entretanto totalmente excludente à polêmica figura. Embora Wahoo esteja sendo desvinculado das atuações oficiais do time – daqui um ano, é bom ressaltar – ele ainda terá produtos licenciados sendo vendidos nas lojas oficiais do clube (como bonés e camisas) para atender os fãs e manter o lucro em cima destes itens. Além disso, o Cleveland Indians não mudará de nome, se mantendo como um dos únicos times de beisebol da MBL a ter uma atribuição estereotipada no sobrenome. Em termos de atualizar a marca, a equipe de Dolan definitivamente está fazendo o mínimo possível.

Siga B9 no WhatsApp

Conheça nossas séries originais

Podcasts, conversas e ideias para sair do raso

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro