Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular

Foto usada para promover a câmera do novo Galaxy A8 está disponível desde 2015 no famoso banco de imagens

por Pedro Strazza
Capa - Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular
Imagem: Portrait of a beautiful hipster couple looking happy

Divulgação de novo modelo de celular é sempre aquele ritual padrão: além de ter que arranjar formas de promover as vantagens do novo aparelho de uma forma inteligível ao grande público, a equipe de marketing das fabricantes precisam tornar estes pontos diferenciais visualmente atrativos ao consumidor, o que geralmente recai no maior enfoque sobre os valores da câmera do celular. Afinal, em tempos de selfies e Instagram, quem não quer ter um smartphone bombado com modo fotografia potente?

É esta estratégia que vem ganhando força na publicidade da Samsung, cujos novos modelos são vendidos nos comerciais e propagandas à partir das câmeras de última geração com trocentos aparatos e pixels. E isso inclui o Galaxy A8, smarthphone de valor premium com preço acessível que a marca vem promovendo nos últimos dias em suas redes sociais. Veja por exemplo a arte abaixo, que mostra um lindo casal num momento de pura descontração e aproveitando todo o potencial do A8 para registrar o dia maravilhoso que estão tendo.

Até aqui nada de mais, apenas mais uma peça genérica de divulgação de celular, certo? Bom, nem tanto. Embora o tuíte tenha sido lançado na última terça-feira (14), a publicação ganhou a atenção hoje (16) no Twitter depois que um usuário fez uma revelação bombástica: a imagem acima não foi tirada pelo Galaxy A8, mas foi “emprestada” do Getty Images, o famoso banco de imagens!

Pois é. A descoberta na verdade veio do usuário @feliperas, que soube como tirar sarro do ato mequetrefe do jeito certo. Primeiro compartilhando o tweet com uma provocação, ele confrontou a marca revelando a origem da foto depois que ela respondeu seu compartilhamento reiterando que a foto era do aparelho sim.

https://twitter.com/SamsungBrasil/status/1030111502206812160

A infame imagem no caso é o “Portrait of a beautiful hipster couple looking happy”, foto tirada pela agência wundervisuals que custa entre 50 e 500 dólares no banco do Getty Images. Pouco tempo depois de receber a reply do usuário e perceber a mancada, a conta da Samsung Brasil deletou o tweet com a foto kibada.

A situação só fica mais cômica conforme o @feliperas vai desmascarando a ação inteira, pois não só a ideia foi encontrada em outro tweet (que ainda estava no ar no momento da publicação desta notícia!), mas a foto usada pelo responsável pela kibada foi tirada em… 2015.

[ATUALIZAÇÃO: 17/08/18, 11h]Além de ter enfim respondido o usuário no Twitter

, a Samsung também emitiu uma declaração oficial sobre a polêmica, no qual reconhece o erro e afirma que ela “nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”. Além disso, o comunicado reitera que a Samsung “segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor”.[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Não dá pra saber o que tava passando na cabeça do publicitário que bolou esse plano, mas assim, custava muito ter pedido um exemplar do A8 e tirar umas fotos com ele?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro