Cannes Lions 26 jun 2026

No ano em que a IA virou marca, Grand Prix de Film vai para o Claude

Feita pela Mother London para o Claude, da Anthropic, a dupla de filmes usa a IA para satirizar a própria IA; o ChatGPT, da OpenAI, ficou com um bronze na mesma categoria

No ano em que a IA virou marca, Grand Prix de Film vai para o Claude

A categoria mais antiga de Cannes Lions, a de Film, aquela em que o festival nasceu e que se sustenta em craft e emoção, deu o Grand Prix de 2026 a uma campanha do Claude, a IA da Anthropic, criada pela Mother London.

São duas peças, de um total de quatro, que a empresa levou ao Super Bowl em fevereiro para anunciar que o Claude não terá anúncios, e fazendo humor com a resposta prestativa de uma IA sendo sequestrada por um anúncio invasivo e absurdo.

Nenhum cita o ChatGPT pelo nome, mas o alvo é claro. A OpenAI confirmou em janeiro que vai inserir publicidade no ChatGPT dos planos gratuito e mais barato. A assinatura é "Keep Thinking".

O júri leu o trabalho como IA usada contra a própria IA. Chamou a execução de impecável e o risco de profundo, e disse que a campanha embaralhou as percepções na corrida tecnológica mais decisiva da era. Dos quatro filmes, dois levaram o Grand Prix. E detalhe: na mesma categoria, a campanha do ChatGPT, da OpenAI, assinada pela Isle of Any, ficou com um bronze. As duas rivais inscreveram seus anúncios em Film.

No ano em que a IA virou marca, a propaganda virou frente de batalha da corrida.

Foi um jornalista, na coletiva, quem nomeou o que está por trás disso. A IA passou a ser classificada por marca, com cada produto tomando partido. O Claude posando como o ponderado e cínico, o ChatGPT como o padrão, o Gemini ali no meio. O que era uma tecnologia genérica virou um punhado de nomes que o público escolhe por afinidade, e a publicidade entrou como arena dessa disputa. O júri ainda apontou o tema do ano no cinema, o da IA usada para elevar a humanidade em vez de substituí-la, e a volta do humor em todas as formas.

Carlos Merigo

Carlos Merigo

Fundador e Publisher do B9

Ver todos os artigos →